REDENTORISTAS E RÁDIOS

Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e Doutor da Igreja, fundador da Congregação Redentorista, foi um intrépido comunicador. Além de um pregador extraordinário que chegava ao coração dos pobres e abandonados com o anúncio explícito da Palavra de Deus, também se comunicava com os estudiosos da Teologia e da Espiritualidade com livros e conferências de conteúdo denso, fruto de muito estudo e dedicação. Ele deixou aos seus filhos, espalhados pelo mundo inteiro, essa missão da comunicação que se serve dos meios do tempo atual. O mundo do rádio foi sempre muito apreciado pelos missionários de Santo Afonso.

A célebre Rádio Aparecida, no interior de São Paulo, é um trabalho pioneiro nesse campo e fez faz história no Brasil. Em Goiânia, capital de Goiás, desde o início da década de 1979, os membros da Província de Goiás também romperam fronteiras e, com coragem e resiliência, escrevem uma história por meio da Difusora Goiânia. Tanto a Rádio Aparecida como a Rádio Difusora de Goiânia protagonizaram um projeto de rádios católicas que, por décadas, embalou o serviço da Igreja na comunicação com a Rede Católica de Rádio (RCR).

No lastro do que os Redentoristas realizaram no mundo do rádio, em Goiás especialmente, merece destaque o trabalho feito na Fundação Dom Stanislaw Van Melis, na Diocese de São Luís de Montes Belos, principalmente no período em que as emissoras operavam em AM e tinham sede em São Luis, Iporá e Caiapônia. Rádio Vale da Serra, Rádio Rio Claro e Rádio Serra Azul foram cuidadas pelos Redentoristas por vários anos.

Hoje, os missionários seguidores da obra de Santo Afonso, encontram-se organizados de forma a administrar de várias emissoras em Goiás: a Difusora Goiânia que logo passará aa operar em Frequencia Modulada, além das rádios da Rde Vale em Ipameri, São Luís e Rubiataba. Além disso, cuidam ainda das emissoras da Rede Light formada por uma emissora em Nova América e outra em Firminópolis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *